Ataque cibernético pode ter consequências desastrosas para Sonangol


***

Uma das empresas de maior importância para a economia de Angola, a Sonangol, sofreu recentemente um "Ataque Cibernético" até então pouco divulgado pelos órgãos de divulgação massiva como a televisão,  o que deu a entender  que a situação  não era tão  crítica. Entretanto,  a medida que  os dias vão passando, os técnicos que estão  a desvendar o problema  têm se deparado com um cenário  cada vez mais assustador.

Segundo  informações divulgadas pelo Jornal de Angola,  a tentativa de ataque cibernético aponta para a exposição a um vírus Android  usado em telemóveis, como a natureza da infecção. Em alguns casos o ataque se resumiu apenas na negação  de serviços,  isto é  os computadores apenas foram encerrados provocando a paralisação dos serviços. Porém, noutros casos, o vírus encriptou irreversivelmente  todos ficheiros tornando-os inacessíveis,  o que também pode conduzir a chocante  conclusão de que se tratou de um ataque com múltiplos vírus as estações de trabalho.

Ainda não se sabe a verdadeira magnitude do ataque, se os servidores foram também atacados. Mas é  certo que as estações de trabalho que foram alvo, muitas delas tinham informações importantes que ainda não se apurou se tinham backup(cópias de segurança).

A empresa  chegou a publicar números que apontam para sete mil computadores afetados pelo ataque bem como temores de que dessa acção tenha resultado o acesso as informações privilegiada da sonangol.



Música

Outras Notícias

Vídeos em destaque

Curiosidades

Redes Sociais