Angola poderá construir pontes para travessia segura de animais


***

Apesar de não existir  uma estatística oficial,  vários são  os incidentes que envolvem colisões  entre veiculos e animais, no exato momento que tentam atravessar a estrada.

Às  árias mais críticas como os parques que estão ao redor de estradas com muito movimento como é o caso  da Barra do Kuanza  em Luanda,  onde uma das principais vias de acesso ao interior  do país,  cruza uma ária protegida rica em animais, são  as que merecem mais atenção do executivo para que se possa salvaguardar  a vida tanto do animais como das pessoas que por aí circulam.

Uma solução inovadora já tem sido adoptada por vários  países como a Holanda e Canadá.  A Holanda  foi o primeiro país a construir os chamados ecodutos, travessias que facilitam a movimentação dos animais locais ao atravessar as autoestrada.

 Actualmente a Holanda conta com cerca de cerca de 600 pontes. Já no Canadá, no Parque Nacional Banff, que possui mais de 41 pontes do gênero (seis viadutos e 35 passagens inferiores), desde que começou o monitoramento em 1996, as estruturas foram atravessadas mais de 200 mil vezes.

Os ecodutos normalmente são  compostos de camadas de rocha, solo, vegetação rasteira e até árvores médias com o intuito de proporcionar um habitat apropriado para uma gama de diferentes espécies, as passagens têm em sua maioria entre 10 metros à 60 metros de largura, dependendo do tamanhos dos animais que utilizam a passagem.



Música

Outras Notícias

Vídeos em destaque

Curiosidades

Porque piscamos os olhos?

Em cada 5 segundos você pisca o olho!

Redes Sociais