Sabias que o camarão tem o coração na cabeça?


*


Frequentemente associamos o coração a sentimentos como o amor, paixão saudades entre outros, quando na verdade a função do coitado é bombear o sangue. Mas este enfoque parece fazer sentido no camarão, Já que o coração dele está localizado exatamente na cabeça.

O camarão é um crustáceo que tem o coração na cabeça e quase todo seu sistema digestivo. O hepatopâncreas é um sistema glandular que tem funções de fígado, de pâncreas e também de estômago. Ele está localizado dentro do cefalotórax, a região do corpo dos crustáceos e aracnídeos formada pela fusão da cabeça e do tórax”, diz o biólogo Edemar Roberto Andreatta, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 A anatomia do camarão se caracteriza pelo corpo semitransparente, com abdômen flexível. Ele tem antenas longas e apêndices modificados que o ajudam a nadar. Dependendo da espécie, seu tamanho varia de poucos milímetros a mais de 20 centímetros.

Existem milhares de espécies de camarões a maioria desses crustáceos vive no mar, mas alguns são encontrados em rios e lagos. Um dos maiores camarões de água doce do mundo é o da Malásia (Macrobrachium rosenbergii), que pesa até meio quilo e mede 30 centímetros.



Música

Outras Notícias

Vídeos em destaque

Curiosidades

Redes Sociais